Eric Clapton no único show do ano na Inglaterra
Após todo o burburinho e relatos divergentes sobre o que aconteceu no show em Glasgow, Escócia, na noite anterior, Eric Clapton subiu ao palco em Leeds, no último domingo, 22, para fazer seu único show na Inglaterra este ano.
Muitos dos presentes na plateia, que ocupou todos os assentos da casa de shows First Direct Arena, não faziam ideia de qualquer acontecimento desagradável que os fãs escoceses possam ter testemunhado e por isso estavam todos em bom espírito, relaxados e ansiosos por uma noite de boa música - e foi isso que obtiveram.
Glasgow, na noite anteriorO burburinho a que me referi antes foi uma considerável discussão nas redes sociais sobre uma suposta performance mais curta do guitarrista na casa de shows Hydro. Relatos dizem que Clapton deixou o palco no meio de sua apresentação, não completando seu set list nem dando qualquer explicação para aquilo. Por outro lado, muitos dos presentes disseram que, embora curto, o show teve todo seu repertório tocado, com exceção de “Cocaine”. Foi durante o hit, última canção antes do bis, que o músico deixou o palco por conta de problemas técnicos.
Após uma pequena pausa, EC e banda retornaram para o bis de somente uma música, “High Time We Went”, cantada pelo tecladista e vocalista Paul Carrack, como previsto no repertório. Muitos fãs acreditaram que a curta apresentação de cerca de 1h35, como tem sido em todos os shows de sua atual turnê, estava incompleta depois que Eric deixou o palco e as luzes se acenderam. Mais tarde, Clapton e sua equipe divulgaram um comunicado esclarecendo que a banda “enfrentou problemas técnicos agravantes com o sistema de PA” que se tornaram “insuportáveis” na última música.
Leeds
No show de domingo, após a abertura da banda folk Hunter & The Bear, o velho Clapton de guerra subiu ao palco, acenou timidamente e cumprimentou a plateia com um “boa noite”, seguido da canção “Somebody’s Knocking”.
Ainda com sua guitarra Fender Stratocaster cinza brilhante, ele liderou a primeira parte elétrica de seu set, que incluía “Key To The Highway” e “Tell The Truth” da era Derek and the Dominos, com levadas bem mais “para trás” que naquela época. Também integraram esta primeira parte “Pretending”, do álbum “Journeyman” (1989), e a clássica “Hoochie Coochie Man”, com bastante presença das poderosas backing vocals Michelle John e Sharon White.
Além das cantoras, a banda era formada por Paul Carrack (teclado/vocal), Dave Bronze (baixo), Henry Spinetti (bateria) e os antigos companheiros do guitar hero, Andy Fairweather Low (guitarra/vocal) e Chris Stainton (teclado), conhecidos por suas colaborações em trabalhos como “Unplugged” (1992) e “Live at Hyde Park” (1996).
O prelúdio acústico veio com “Driftin’”, “Nobody Knows You When You're Down And Out”, o cover de “Crazy Mama”, do saudoso amigo J.J. Cale, a imensamente aplaudida “Tears In Heaven” com um toque de reggae em seu arranjo e “Layla”. Paul Carrack teve dois momentos de destaque, quando assumiu os vocais em “How Long” e no bis “High Time We Went” - momentos muito interessantes em que Clapton se afasta, com pouquíssima iluminação e ainda assim nos obriga a observar que o músico se diverte fazendo suas criativas bases.
Retomando o centro do palco e das atenções, Eric brincou com improvisos até tocar os famosos bends da balada “Wonderful Tonight”. Seguiu com uma versão mais tranquila de “Crossroads” e fez espetaculares solos no sempre certeiro blues, “Little Queen of Spades”, de Robert Johnson. “Cocaine” levantou a plateia que se aproximou do palco antes de se despedir do ídolo, que pode não falar muito (ou nada, além de “obrigado” pelos aplausos), mas muito toca.
Set list
01. Somebody's Knocking
02. Key To The Highway
03. Pretending
04. Hoochie Coochie Man
05. Tell The Truth
06. Driftin'
07. Nobody Knows You When You're Down And Out
08. Crazy Mama (J.J. Cale song)
09. Tears In Heaven
10. Layla
11. How Long (Paul Carrack - vocal)
12. Wonderful Tonight
13. Crossroads
14. Little Queen Of Spades
15. Cocaine
16. High Time We Went (Paul Carrack - vocal)
Fonte:territoriodamusica
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário